Portal da Segurança do Trabalho

domingo, 30 de outubro de 2011

Conceito de Saúde

A Organização Mundial de Saúde (OMS) estabeleceu o conceito de saúde como:

“Um estado de completo bem-estar físico, mental e social e não apenas a ausência da doença”.

Outro conceito, sob o enfoque ecológico, afirma que a saúde é um estado de equilíbrio dinâmico entre o individuo e o seu ambiente, considera que a doença ocorreria da ruptura desse mesmo equilíbrio dinâmico.

Devemos estabelecer algumas diferenciações que afetam a saúde do trabalhador para que possamos melhor trabalhar estes conceitos, como segue abaixo:


Condições de Trabalho:

·         Ambiente Físico: temperatura, barulho, vibrações, etc.
·         Ambiente Químico: vapores, fumaças, tóxicos, etc.
·         Ambiente Biológico.
·         Condições de Higiene e Segurança.

Organização do Trabalho:

·         Divisão do Trabalho
·         Conteúdo da Tarefa
·         Sistema Hierárquico
·         Modalidades de Comando
·         Relações de Poder
·         Questões de Responsabilidades, etc.

Portanto, para que possamos estabelecer uma qualidade de vida completa ao trabalhador, ou seja, que ele tenha “Saúde”, devemos atacar todos os problemas de Condições de Trabalho e Organização do Trabalho.



Podemos também analisar o conceito de saúde sob outro aspecto, observando-se três conceitos em relação a doença: o estar doente, que é a instalação de um processo patológico; o sentir-se doente, que é a percepção da própria doença, e o poder ficar doente, ou a possibilidade de obter tratamento do trabalho.

Com freqüência, entre os trabalhadores, principalmente os de mais baixa renda, a pessoa pode “estar doente”, mas “não pode ficar doente”, por falta de recursos ou pelo fato que isto lhe afetará o ganho, a fonte de renda, em decorrência, obriga-se a continuar trabalhando. Desse modo, a situação socioeconômica, criando uma “ideologia defensiva”, interfere na própria percepção da doença, negando-a (mecanismo de negação) enquanto for possível, e no conceito “agüente até o ultimo momento ou limite da capacidade de manter-se trabalhando”. Em muitos casos, a assistência médica só é buscada muito tardiamente.

A Saúde é, sem sombra de dúvida, essencial para o crescimento da economia e mais relevante, ainda, para o seu incremento. O salto qualitativo pressupõe o desenvolvimento de recursos humanos, a aquisição de novas tecnologias e a própria criatividade, que só poderá acontecer num contexto de indivíduos saudáveis. É impossível pensar no Japão, nos Estados Unidos ou Alemanha, países desenvolvidos, com seus trabalhadores doentes ou subnutridos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por Comentar, sua Opinião dúvida e até mesmo Crítica é muito importante para nós!