As atividades do profissional Técnico de Segurança do Trabalho variam de empresa para empresa dependendo de alguns fatores, tais como: o tipo de negócio (mecânico, químico, serviços, etc), o porte da empresa, o local das instalações, e etc...;
Daremos a seguir uma descrição de função de uma empresa metalúrgica de grande porte, o que deve ser analisado apenas como exemplo e não como uma regra fixa a ser seguida.
1. Assessorar tecnicamente os Supervisores/Mestres em relação a Segurança do Trabalho e Higiene Industrial, bem como fornecer subsídios para aplicação da Política de Segurança e Higiene da empresa.
2. Auxiliar nas investigações de acidentes e através delas propor ações e recomendações para evitar e reincidência dos acidentes.
3. Auxiliar na elaboração de normas e procedimentos relativos a Segurança e Higiene do Trabalho.
4. Divulgar as mudanças ocorridas e/ou promulgadas na legislação brasileira referente a Segurança do Trabalho e Higiene Industrial.
5. Elaborar e divulgar as Estatísticas de Segurança do Trabalho.
6. Auxiliar na escolha de EPI’s utilizados ou a ser utilizados, garantir a eficiência, conforto e qualidade, bem como auxiliar no desenvolvimento de novos fornecedores.
7. Assessorar a CIPA.
8. Coordenar as atividades da Brigada de Incêndio.
9. Auxiliar nas avaliações ambientais.
10. Assessorar os Supervisores/Mestres nas Reuniões de Segurança.
11. Executar e/ou auxiliar nas Inspeções de Segurança.
12. Executar as Palestras de Integração de Segurança.
13. Acompanhar e orientar os serviços de empresa contratadas em relação a Segurança e Higiene Industrial.
14. Realizar treinamentos específicos na área de Segurança e Higiene Industrial.
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